1601 d.C. - Fermat

 

 

    O francês Pierre de Fermat, foi um dos mais criativos gênios do século 17, formou-se em direito, e dividiu a sua vida entre uma carreira pública de deputado e sua grande paixão que era os números.

 

    Fermat fez descobertas decisivas em vários campos, tornando-se um dos criadores do cálculo de probabilidades e do método para desenhar tangentes a qualquer curva, é também considerado um dos criadores da Geometria Analítica em 1629, mas era mesmo imbatível no estudo dos diferentes tipos de números.

 

    Em um manuscrito intitulado “Introdução aos lugares geométricos planos e sólidos”, ele introduziu a idéia de eixos perpendiculares e descobriu as equações gerais da reta, circunferência e equações mais simples para parábolas, elipses e hipérboles, e depois demonstrou que toda equação de 1° e 2° grau podem ser reduzida a um desses tipos.

 

    E por volta de 1651, Fermat criou um teorema célebre, que só seria demonstrado três séculos mais tarde, em 1995, pelo inglês Andrew Wiles.

 

    Nesse teorema Fermat afirmou que a relação do teorema de Pitágoras (a² = b² + c²), só funcionava com expoente 1 e 2, por exemplo, no caso

a³ = b³ + c³ já não era válida, e assim por diante.

 

 

“É talvez, a posteridade me agradecerá por tê-la mostrado que os antigos não sabiam de tudo”

 

Pierre de Fermat