1777 d.C. - Gauss

 

 

 

    Carl Friedrich Gauss nasceu em Brunswick na Alemanha, vindo de uma família humilde (seu pai era pedreiro e jardineiro). Para muitos ele é considerado o maior gênio da história da matemática. Seu QI foi estimado por psicólogos de cognição em cerca de 240.

 

    Aos 18 anos ele resolveu um problema que não progredia significamente havia 2000 anos, desde a epoca de Euclides, na contrução com régua e compasso de poligonos regulares.

 

    Um dos episódios mais interessantes foi quando ele descobriu como calcular uma soma de uma progressão geométrica com apenas 10 anos.

 

    Ele foi para Gõttingen sempre contando com o auxílio financeiro do duque de Brunswick, doutorou-se em 1798, na Universidade de Helmstãdt. No começo do séc. XIX abandonou a Aritmética para dedicar-se à Astronomia, criando um método para acompanhar a órbita dos satélites, usado até hoje, e isto lhe proporcionou em 1807, o cargo de diretor do observatório de Gôttingen, onde passou 40 anos.  Em Geodésia inventou o helìtropo, aparelho que transmite sinais por meio de luz refletida e em Eletromagnetismo, inventou o magnetômetro bifiliar e o telégrafo elétrico.

 

    Gauss fez importantes descobertas em quase todos os ramos da matemática, como sua contribuição para o Teorema fundamental da Álgebra, a invenção da representação gráfica dos números complexos e o desenvolvimento da Teoria dos números (onde foi o principal responsável).

 

    Ele morreu aos 78 anos e foi o maior matemático de seu tempo. Sendo considerado o "príncipe da Matemática".

 

 

Estátua de Gauss em Brunswick

 

 

 

“Sempre me pareceu estranho que todos aqueles que estudam seriamente esta ciência (a matemática) acabam tomados de uma espécie de paixão pela mesma. Em verdade, o que proporciona o máximo prazer não é o conhecimento e, sim, a aprendizagem, não é a posse, mas a aquisição; não é a presença, mas o ato de atingir a meta.”
 

Carl Friedrich Gauss