Fórmulas da probabilidade

 

    A probabilidade pode ser definida com a "chance" de um resultado acontecer em um evento. Por exemplo, quando jogamos uma moeda para o alto, o seu resultado pode ser de 2 formas, ou cara, ou coroa; ou seja, a probabilidade de dar cara ou coroa é de 1/2 ou 50%.

    Observe que a probabilidade é a "chance" ou seja, não é um certeza, no exemplo dado, você tem 50% de chance, mas você pode jogar duas moedas seguidas e dar o mesmo resultado, outro fator fundamental, é o número de eventos, se jogarmos a moeda só duas vezes, pode ser que o resultado seja igual, agora se jogarmos muitas vezes, é bem provável que a quantidade de cara seja bem proxima da de coroa, podemos definir que: "Quanto maior o número de eventos, mais proximo se torna o resultado da probabilidade estimada".

    A fórmula que cálcula a probabilidade de um evento ocorrer, é bem simples:

    

    

 

Cálculo de evento "E" outro independente

 

    Você aprendeu a calcular uma probabilidade simples, agora vamos imaginar o seguinte:

    Em um grupo de jovens a probabilidade de um aluno ter média maior que 7 é de 1/5 e nesse mesmo grupo, a probabilidade de um aluno jogar futebol é de 5/6. Qual é a probabilidade de escolher um aluno com média acima de 7 que jogue futebol?

    O fato de jogar futebol, não tem relação com a média, por isso, nesse caso chamamos o evento de independente.

    E para resolver esse problema é simples, se 1/5 tem notas acima de 7 e desses 5/6 jogam futebol, então os que jogam futebol com a nota superior a 7 são 5/6 desses 1/5, ou seja:

    5 . 1 =  1 

    6   5    30     6

    Essa fórmula pode ser resumida em: P (A e B) = P (A) . P (B)

 

Cálculo de evento "E" outro dependente

 

    Você joga 2 moedas para o alto duas vezes, qual é a chance de serem duas caras?

    Nesse exemplo, não basta o resultado de uma dar cara, e sim a chance das duas, afinal não adianta tirar cara na segunda se a primeira não for cara, chamamos esse evento de dependente e a fórmula para calcular sua probabilidade é:

    P (A e B) = P(A) . P (A/B), onde P (A/B) é a probabilidade de B acontecer, se A já deu certo.

    Nesse exemplo ficaria assim:

    A probabilidade da primeira dar cara é de 1/2

    Se a primeira der cara, a chance da segunda dar também é de 1/2

    Então a probabilidade das duas é igual a 1/2. 1/2 = 1/4

 

Cálculo de eveto "OU" outro

 

    Em um jogo de futebol foi cometida 10 faltas, 3 de Leonardo e 3 de Ricardo. Escolhendo uma falta ao acaso no replay, qual a probabilidade de ser de Leonardo ou Ricardo?

    Essa pergunta é simples, basta somar a probabilidade dos dois, ou seja 3/10 + 3/10 = 6/10 = 0,6 ou 60%, através desse exemplo, podemos deduzir a fórmula do evento "OU", que seria:

    P (AouB) = P (A) + P (B)

 

    Os cálculos e as fórmulas que envolvem as probabilidades são simples, o mais difícil é saber quando usar uma ou outra, mas para isso, nada melhor que uns exercícios para fixar bem o conteúdo e se você não chegou ao resultado do desafio inicial, segue a resposta.