Razões constantes na Geometria

 

    Existem várias razões constantes na Geometria, veja algumas das principais:

 

Pi (π)

 

    A razão de proporcionalidade resultante do quociente entre o comprimento da circunferência e seu diâmetro é tão importante, tão especial que é representada pela letra π do alfabeto grego. Na verdade, esse resultado não é exato, mas uma aproximação de um número que possui infinitas casas decimais: 3,141592653... Esse número é conhecido como PI e geralmente é atribuída uma aproximação do seu valor de 3,14.

    Contudo, como essa razão é constante para qualquer circunferência, pode-se montar uma fórmula para calcular o comprimento da circunferência. Se C/D vale aproximadamente 3,1, então o comprimento C é igual a 3,1 vezes o diâmetro D. Assim, temos a fórmula C = 3,1 .D.

 

 

O número de Ouro fi (Φ)

 

    O Número de Ouro é um número misterioso e enigmático que nos surge numa infinidade de elementos da natureza na forma de uma razão, sendo considerada por muitos como uma oferta de Deus ao mundo.

 

    O seu valor pode ser encontrado pela fórmula: 

 

     Geralmente é utilizado a aproximação de 1,6 para o seu valor.

    Veja um exemplo da sua aplicação:

 

    O retângulo áureo é muito conhecido devido à proporcionalidade existente entre suas partes. Por exemplo, se do retângulo maior tirarmos um quadrado de lado igual ao lado menor, o retângulo que sobra será proporcional ao primeiro. Essa propriedade é mais bem entendida por meio da seqüência de figuras abaixo:

 

a / b = c / d = e / f = 1,6

 

    Agora que você já conhece algumas razões constantes da geometria, que tal praticar com esses exercícios