1540 d.C. - François Viète

 

 

    François Viète foi um matemático francês apaixonado por Álgebra. Ele foi o responsável pela primeira introdução de notação algébrica sistematizada, além de contribuir na teoria das equações, e acabou se tornando conhecido como pai da álgebra moderna.

 

    No final do século 16, os agentes do império espanhol se comunicavam usando uma cifra difícil de entender, algumas mensagens foram interceptadas pelos franceses e o rei Henrique IV as entregou para que Viète as decifrassem.

 

    O matemático obteve sucesso, e o rei Felipe da Espanha foi se queixar com o Papa, alegrando que estivessem usando magia negra contra o seu país, acreditando que uma cifra tão complexa nunca pudesse ser quebrada.

 

    Na álgebra, foi Viète que adotou as vogais para as incógnitas consoantes para os números conhecidos, gráficos para resolver equações cúbicas e biquadradas (ou de 4°grau) e trigonometria para as equações de graus mais elevados, ele também simplificou as relações trigonométricas e pode ser considerado um percussor da geometria analítica.

 

    Seu livro “Isagoge in artem analyticum” é a obra mais antiga (1591) sobre a álgebra simbólica.

 

    Realizando simplificações na resolução das equações Viète abriu caminho para os trabalhos de Newton, Descartes entre outros.

 

 

“Matemática não é apenas números, e sim envolve letras e toda a capacidade que o ser humano conseguir expressar”

François Viète