1596 d.C. - René Descartes

 

 

    René Descartes nasceu em La haye (hoje Decartes) na França, se formou em direito (nunca exerceu a profissão), mas seu grande interesse sempre foi a filosofia e a matemática.

 

    Descartes ficou conhecido como “Pai da filosofia moderna”, pelo seu tratado “Discurso do método”.

 

    Na matemática, criou a Geometria Cartesiana, que pode ser vista como a aplicação da Geometria à Álgebra e da Álgebra a Geometria, teoria que deu origem ao que conhecemos hoje como Geometria analítica.

 

    Fixando as bases de seu trabalho em dois eixos fixos, que se interceptam em um ponto, Descartes escreveu uma obra chamada “La Geometrie”, na qual introduz a noção de coordenadas.

 

    Ele considerou duas grandezas relacionadas entre si, e representou cada uma em um eixo, depois mostrou que as relações poderiam ser representadas por uma curva bem definida, e cada curva correspondia a uma equação e através desta poderíamos estudar as propriedades dessas curvas.

 

    Resumindo seu trabalho, ele partia de um problema geométrico, traduzia para uma linguagem de equação algébrica e simplificava o máximo essa equação para encontrar o resultado geometricamente.

 

    A utilização do método cartesiano (cartesiano vem de Cartesius, tradução latina do nome de Descartes) contribuiu decisivamente para o progresso das ciências.

 

Penso, logo existo”.

René Descartes