1707 d.C. - Leonhard Euler

 

 

    Leonhard EULER nasceu em Basiléia, na Suíça e sua formação foi abrangente, tendo estudado matemática, teologia, medicina, astronomia e outras disciplinas.

 

    Quando ficou completamente cego aos 59 anos, ele já tinha garantido o seu nome na história da matemática, mas ele só estava na metade da sua produção de trabalhos científicos, esta foi tão grande, que só depois de meio século da sua morte, foi que as gráficas terminaram de publicar todos os seus manuscritos inéditos.

 

    Euler simplificou vários temas da matemática, como por exemplo, os cálculos de trigonometria que ate então eram resolvidos com réguas e compassos (foi ele que criou os conceitos de seno, cosseno e tangente), cálculos integrais e diferenciais, desenvolveu a idéia de função, foi o responsável pela adoção, entre outros de letra como base do sistema natural de logaritmos, adotou a letra grega π, e criou um ramo inteiramente novo da matemática: a topologia.

 

    Produziu livros para as escolas russas, escreveu em francês, mas geralmente usava o  latim, embora a sua língua de origem fosse o alemão.

 

    A maior parte da sua vida na Academia de São Petersburgo na Rússia, mas trabalhou também na Academia de Ciências da Prússia em Berlim, ele se casou, teve treze filhos, dos quais apenas cinco sobreviveram à infância. EULER é considerado o matemático mais produtivo que o mundo já viu.

 

 

 

“Leiam Euler, leiam Euler, ele é o mestre de todos nós”

 

Pierre-Simon Laplace

(Grande matemático,  astrônomo e físico francês  do século XVIII).