1890 d.C. - Fisher

 

 

    Ronald Aylmer Fisher foi um geneticista britânico, e o maior estatístico do seu tempo (talvez de todos os tempos). Ele obteve importantes resultados no campo da genética das populações, modernizando a teoria da evolução das espécies.

 

    Na matemática, Fisher é considerado uns dos pais da estatística moderna, trabalhou com ajustes de curvas de freqüência, com coeficientes de correlação (os chamados coeficientes de Fisher), na análise de variâncias e nas técnicas de estimação de um parâmetro.

 

    Ele inventou técnicas revolucionarias para a aplicação de estatísticas nas ciências naturais, entre a sua descoberta mais importante, esta a técnica de analise de variância (ANOVA), a teoria do valor extremo e o valor- P (P-value).

 

    Ele recebeu grau de BA em astronomia pela Universidade de Cambridge, foi eleito para a Royal Society em 1929, onde recebeu a maiorias dos prêmios (Medalha real – 1938, Medalha Darwin – 1948 e a Medalha de Copley – 1955).

 

    Foi também professor de Eugenia no University College em Londres em 1933, e morreu no dia 29 de julho de 1962 em Adelaide, Austrália.

 

“Aos seres humanos foram dados dois pés para que não tivessem que permanecer num mesmo lugar. Mas, se ficassem quietos mais a miúdo para poderem aceitar e apreciar, em vez de irem de um lado para o outro tentando se apoderar de tudo o que pudessem, entenderiam verdadeiramente o que é a ambição do coração”.

 

Ronald Aylmer Fisher