1928 d.C. - Nash

 

 

    John Nash nasceu em Bluefield, West Virginia, nos Estados Unidos, e ainda quando criança já mostrava ser solitário e introvertido, preferindo os livros a brincar com as outras crianças. Crescendo cada vez mais isolado, ele gostava de fazer experiências científicas em seu quarto com as quais aprendia mais do que na escola.


    Ingressou na Universidade de Bluefield, onde demonstrou e desenvolveu as suas capacidades matemáticas, e depois na prestigiosa Universidade de Carnegie Mellon. Iniciou a sua carreira universitária estudando química e depois matemática.

Em 1948, foi aceito no programa de doutoramento em matemática em duas das mais famosas universidades dos Estados Unidos: Harvard e Princeton. A sua escolha recaiu sobre Princeton.

 

    Demonstrou interesse por vários campos da matemática pura: Topologia, Geometria, Álgebra, Teoria do Jogo e lógica. Mas, mesmo em Princeton, Nash evitava comparecer às palestras e aulas. Aprendia sozinho, sem a ajuda de professores ou mesmo de livros.
 

    Ele provou o teorema do ponto fixo de Brouwer, resolveu um dos enigmas de Riemann e aos 21 anos, escreveu uma Tese de doutoramento que, 45 anos mais tarde, lhe daria o Prêmio Nobel de Economia. O trabalho, conhecido como o "Equilíbrio de Nash" (Non-cooperative games) revolucionou o estudo da estratégia econômica.
 

    Nash aplicou as suas teorias na RAND Corporation, onde trabalhou para analisar estratégias diplomáticas e militares, e também começou a dar aulas no MIT, onde os seus problemas psíquicos começaram a agravar-se.

 

    Casou-se com Alicia, uma estudante de física do MIT. Um ano mais tarde, começou a sofrer de esquizofrenia. Depois de um tempo Alicia acabou se divorciando, embora tenha continuado a ajudá-lo na luta contra a sua doença. Ele teve que desistir do posto de professor no MIT e foi hospitalizado contra a sua vontade.

 

    A sua situação era extremamente irregular, Nash recuperava temporariamente, mas logo depois voltava a sofrer distúrbios mentais, mas nos breves intervalos da sua recuperação, produzia importantes trabalhos matemáticos, e em 1990, conseguiu recuperar se da doença.

    Em 1994 recebe, juntamente com John C. Harsanyi e Reinhard Selten, o Prêmio Nobel da Economia pelo seu trabalho na Teoria dos Jogos (Theory of Non-cooperative Games).

 

 

“É somente nas misteriosas equações do amor que qualquer lógica ou razão pode ser encontrada, você é a razão de eu estar aqui hoje, você é a razão de eu existir, você é todas as minhas razões”.

 

Discurso de John Nash, na entrega do prêmio Nobel