287 a.C. - Arquimedes

 

 

    Arquimedes nasceu em Siracusa, localizada na ilha da Sicilia e morreu durante a 2° guerra Púnica. Possivelmente ele estudou com alunos de Euclides em Alexandria.

 

    Não houve assunto importante, em que ele não tenha dado um palpite inteligente e em muitas vezes ele fundou áreas do conhecimento que ainda não existiam.

 

    Entre suas descobertas estão à teoria sobre o empuxo, alavancas, roldanas, bomba de água em parafuso, catapultas de guerra, construção de esferas entre outros.

 

    Na matemática, ele descobriu através do método tradicional o valor de PI, áreas de elipses, parábolas e cilindros, a quadratura da parábola (que envolve uma soma de série geométrica convergente), cálculos de espirais (que de maneira essencialmente igual ao hoje seria um cálculo integral), a fórmula de Heron (que era conhecida por Arquimedes há vários séculos antes de Heron), na geometria espacial descobriu como calcular área e volume de esferas e cilindros, foi o primeiro a aplicar a matemática nos estudos da hidrostática, usava o método da exaustão (que foi o germe para a criação da teoria dos limites) em seus resultados, criou um método para fazer contas com números gigantescos (que foi o passo inicial, para a criação dos logaritmos) entre outros.

 

    Diz à lenda que por quase três anos Siracusa resistiu aos ataques de Roma, devido às máquinas inventadas por Arquimedes, se houvesse um concurso para escolher “o maior gênio de todos os tempos”, o grego Arquimedes seria um concorrente muito sério.

 

Funcionamento da Bomba de água por parafuso

 

 

“Dai-me um ponto de apoio e levantarei o mundo”

Arquimedes